imprimir

HINKO, Emilio
Arquiteto.
Emílio Hinko (1901: Budapeste, Hungria – 2002: Fortaleza, CE).

Estudou arquitetura na Escola Politécnica da Hungria e, depois de formado, trabalhou na Itália, inicialmente como apontador de obras e depois com Ulisse Stacchinni, renomado arquiteto italiano, autor do projeto da estação ferroviária de Milão.
1929 – Mudou-se para o Brasil. Consta que tinha parentes em Belém do Pará e que pretendia juntar algum dinheiro para retomar a carreira profissional na Hungria. Entretanto, acabou fixando residência em Fortaleza.
Década de 1930 – Realizou os projetos do Sanatório de Messejana e de residências para médicos e o empresário Plácido de Carvalho, proprietário do Excelsior Hotel e de terrenos no centro da capital.
Projetou várias residências em área próxima ao palacete do casal Plácido Carvalho e Maria Pierina Giovanni Roff. Após a morte do empresário, fez novos projetos de casas, a pedido de Maria Pierina, com quem se casaria mais tarde. Década de 1940 – A pedido do brigadeiro Eduardo Gomes, projetou e administrou a construção dos prédios e residências de oficiais e sargentos da Base Aérea de Fortaleza. Com arquitetura adaptada ao clima, os alojamentos foram construídos com varandas, terraços, marquises e elementos vazados.

Como projetista e empreendedor, realizou outros trabalhos em Fortaleza, entre os quais, a Faculdade de Direito, a Casa do Estudante, as igrejas São Pedro, Coração de Jesus e Missionárias, o Jockey Clube Cearense; o Náutico Atlético Cearense, considerada sua obra de maior expressão, e os armazéns gerais do porto da capital. Também foi autor dos projetos da escolas técnicas federais de Fortaleza, Salvador (BA), Recife (PE) e Teresina (PI).


Fontes
ÍCONES de Fortaleza: Castelo de Plácido. In: Portal Olhar Aprendiz:
< http://olharaprendiz.com.br/projeto/categoria/galeria-de-imagens/>
< http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=457987>
TÚLIO, Demitri. Carroças da rua do Sol. O Povo on line, 15 dez. 2001. Disponível em:
< http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/dasantigas/73643.html>
VERAS, Tiago. Vida e obra de Emílio Hinko. Disponível em:
< http://cobogo.sites.uol.com.br/obraprima01.htm>

 

MGS